Jogado por humanos, o xadrez é um jogo de pensamento estratégico, concentração calma e esforço intelectual paciente. A violência geralmente não entra nisso. O mesmo, ao que parece, nem sempre pode ser dito das máquinas.
O vídeo do incidente de 19 de julho publicado pelo canal Baza Telegram mostra o dedo do menino sendo beliscado pelo braço robótico por vários segundos antes de uma mulher seguida por três homens entrar correndo, libertá-lo e levá-lo embora
Sergey Smagin, vice-presidente da Federação Russa de Xadrez , disse a Baza que o robô parecia atacar depois de pegar uma das peças do menino. Em vez de esperar que a máquina completasse seu movimento, o menino optou por uma resposta rápida, disse ele.
Baza nomeou o menino como Christopher e disse que ele era um dos 30 melhores enxadristas da capital russa na categoria sub-9. “As pessoas correram para ajudar e arrancaram o dedo do jovem jogador, mas a fratura não pôde ser evitada”, disse.
Seus pais, no entanto, teriam contatado o escritório do promotor público. “Vamos nos comunicar, descobrir e tentar ajudar da maneira que pudermos”, disse ele. Smagin disse à RIA Novosti que o incidente foi “uma coincidência” e que o robô estava “absolutamente seguro”.